fundo parallax

Muito obrigado, Colômbia!

22 de dezembro de 2016
Uma rede social contra as enchentes de sc
Uma rede social contra as enchentes de sc
4 de dezembro de 2016
Mundo Jovem : Poesia Prova dos Nove da Criação
Prova dos Nove da Criação
13 de janeiro de 2017

"A construção mais difícil é a de construir Homens e Mulheres!"


A inda sob o impacto da tragédia que enlutou a nossa Chapecó, o Brasil, o mundo e o futebol, leio nas mídias sociais, no jornal e assisto na televisão a cobertura da investigação e sobre o restabelecimento dos que foram salvos.

Diferente da grande maioria que se surpreendeu com a capacidade dos gestores colombianos na gestão de resposta ao desastre, para mim não foi nenhuma surpresa. Em outubro de 2011, estive em Bogotá, atendendo ao convite para ser um dos palestrantes do V Congreso Internacional de EcoCiudades, promovido pela Facultad de Arquitectura da Universidad La Gran Colombia, sob o lema: Gestión integral del riesgo para la re-construcción de ciudades sostenibles. Lá estive no período de 24 a 28 de outubro de 2011 e conheci um pouco das muitas experiências e práticas e principalmente a relevância desse tema para a sociedade colombiana.

A Faculdade de Arquitetura estava completando 60 anos de funcionamento, cujo início se deu a partir de trabalhos que tiveram como base um plano de estudos que solucionaria a reconstrução de Bogotá após os devastadores incidentes do 9 de abril de 1948, período comumente conhecido como La Violencia, ( "A Violência"), durante o qual cerca de 200 mil pessoas morreram.

O objetivo geral do Congresso Internacional de EcoCiudades é gerar um cenário acadêmico participativo em torno da gestão integral de risco para a construção de entornos sustentáveis, e o Arquiteto Urbanista Fabian A. Aguilera M., na condição de Coordenador de Redes - Projetos Especiais, encontrou na Rede Social Arca de Noé uma fonte confiável e relevante que indicou para seus alunos que buscavam conteúdo de qualidade para suas pesquisas em língua portuguesa. Uma de suas alunas - a Liliana Murcia Ortega, me surpreendeu bastante com os seus conhecimentos sobre o Brasil, com o domínio da nossa Língua e sua paixão pela música brasileira. Dois outros professores também conheciam bem o Brasil e por aqui estiveram cursando doutorado - o Arq. Mauricio Sierra e a Dra. Adriana Sanchez."

"El Equipo Humanitario de País ha preparado el Plan de Respuesta Humanitario del 2016 cuyos objetivos estratégicos se centran en salvar vidas, protección y resiliencia son los objetivos que darán cobertura a las intervenciones sectoriales e inter-clúster. (Noviembre/2015)"... Da cerimônia de abertura do V Congreso Internacional de EcoCiudades resgato a seguinte anotação: "A construção mais difícil é a de construir Homens e Mulheres!

Eles estão fazendo direitinho o dever de casa...

„Cerca de 5,8 millones de personas en Colombia necesitan asistencia humanitaria como consecuencia de la violencia, el conflicto armado y los desastres naturales. ”

Deixe uma resposta