fundo parallax

Mind Map

17 de Janeiro de 2017
Mundo Jovem : Poesia Prova dos Nove da Criação
Prova dos Nove da Criação
13 de Janeiro de 2017
Tempestade
Desastre : a morte estava a caminho, num cavalo terrível
31 de Janeiro de 2017

Mind Map


M apa mental ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. (Wikipédia).

Estou escrevendo o meu primeiro livro, com o título provisório: Três Anos a Bordo da Rede Social Arca de Noé, tomando por base os ensinamentos e experiências do Chandler Bolt em seu livro: Published. The Proven Path from Blank Page to Published Author.

Uma das orientações iniciais e que tem me ajudado muito é a que se refere a necessidade de se desenhar um mind map contendo as suas principais ideias sobre o livro a ser escrito. É preciso organizar com o máximo de detalhes possíveis as informações que estão fragmentadas, difusas e pulverizadas em sua mente. Ao ilustrarmos em uma página em branco nossas ideias e conceitos, naturalmente traçamos os relacionamentos entre elas, permitindo que se encaixem no tempo correto dos acontecimentos, ao mesmo tempo em que novas ideias e referências vão surgindo.

Alguns de vocês irão comentar que também conhecem essa ferramenta para organizar as ideias e inclusive conhecem e usam as plataformas online na internet para criar os Mind Maps. Também as conheço e já usei, mas estou curtindo muito o contato físico com a Bic e as folhas brancas A4.

Para aqueles que não conhecem os Mind Maps online - recomendo: i) Bubbl em https://bubbl.us/; ii) MindMeister em https://www.mindmeister.com/; e iii) LucidChart em https://www.lucidchart.com/. Caso você tenha qualquer outro para recomendar ou alguma dica para oferecer, por favor, deixe nos comentários.

„Dá página em branco ao livro publicado... Uma jornada que se inicia com um "mind map" sobre as ideias que vão surgindo.”

Deixe uma resposta