Rede Social Arca de Noé

Tuiteiros da Chuva - Dê o seu alerta | Tweet : #Alerta199 #DefesaCivil

Relato colhido do site GIRO PE de Palmares (PE)

17:18 h URGENTE: A CIDADE DE PALMARES VOLTOU AO CAOS COM A INFORMAÇÃO MENTIROSA QUE A BARRAGEM DO PRATA ROMPEU.

REPITO É MENTIRA!!! PROVAVELMENTE ESTA BALELA SERÁ UTILIZADA PARA QUE AS PESSOAS SAIAM DE SUAS CASAS E LOJAS E ESTAS SEJAM SAQUEADAS.

QUANDO ANUNCIAMOS COM SEIS HORAS DE ANTECEDÊNCIA QUE TERÍAMOS A MAIOR ENCHENTE DA HISTÓRIA, POUCOS ACREDITARAM, MAS QUANDO MARGINAIS ANUNCIAM UMA NOVA CATÁSTROFE, TODOS ACREDITAM.

REPITO; NÃO HÁ NOVAS TRAGÉDIAS. FIQUEM EM SUAS CASAS E LOJAS E CONTINUEM COM SEUS TRABALHOS.

EM CONTATO COM O Cel CHUSA JÚNIOR E A DEFESA CIVIL ESTADUAL CONFIRMAMOS QUE ESSA INFORMAÇÃO É MENTIROSA.

17:45 h A Polícia Militar informa que a ROCAN e o CIOSAC estarão a postos para evitar saques que poderão ocorrer após essa infâmia acontecida com esse boato.

17:47 h Em contato com os médicos Dilson Assunção e Dra Carolina Lyra, fomos informados que os mesmos estão com seus filhos e mais de 10 servidores estão, nesse momento, limpando o que restou da Policlínica Palmares, portanto, fiquem tranquilos e não acreditem em boatos de marginais.

O município dos Palmares - Mata Sul do Estado de Pernambuco, foi destruído parcialmente por uma " tromba d´água" nessa sexta-feira (18-06-2010), atingida por um raro fenômeno que precipitou na Bacia do Una mais de 150 mm3 de chuvas em um único dia e mais de 400 mm3 em 4 dias, o que causou uma catástrofe de dimensões impensáveis, levando à morte, destruição e muita dor.

Milhares de pessoas ilhadas, usando o seu telhado como refúgio, segundo informações, ainda não confirmadas oficialmente, algumas pessoas poderiam ter morrido de hipotermia, desidratação e morte súbita, pois ficaram até 16 horas expostas ao frio, ao estresse e a fome. Ainda não foi possível contabilizar o número de mortos, desalojados e desabrigados face ao caos reinante.

Com a rapidez e a presteza que o caso requer, o Governador Eduardo Campos aportou na cidade ao raiar do sol (dia 19/06/2010), acompanhado de Secretários Estaduais, Deputados, apoio aero-naval (PM-PE, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e de integrantes da CODECIPE), 100 homens do Corpo de Bombeiros, com barcos, Jetsky e apoio aéreo (4 helicópteros).

O Presidente Lula enviou os Ministros da Integração Regional, João Santana e o Ministro das Cidades , Márcio Fortes que fizeram o reconhecimento das áreas destruídas , em toda região e priorizaram a estratégia do resgate imediato das vítimas, em áreas de risco ( especialmente crianças , idosos , gestantes ). Após o resgate das vítimas , as ações serão direcionadas para reconstruir as cidades e evitar recidiva em enchentes desse porte , com a possível construção de barragens , na Bacia do Rio Una.

Segundo Eduardo Campos o seu Governo já realizou estudos e concluiu Projetos para construção de 4 barragens que deverão resolver em caráter definitivo o problema cíclico das enchentes da Mata Sul: 1) A primeira será em Batateiras de Panelas (Rio Panelas). 2) a segunda em Igarapeba - São Benedito do Sul. 3) a terceira em Belém de Maria (Rio Panelas) . 4) e a quarta em Serro Azul - Palmares (Rio Una). Essas Barragens estão orçadas em 200 milhões de reais e poderão acumular até 180 milhões de m3 de água.

Os Ministros da integração e das Cidades foram receptivos aos pleitos do Governador de Pernambuco e registraram que existe dotação orçamentária de 7 milhões de reais para o SAAE - Palmares.

O Governador ficou estarrecido com a destruição da ponte sobre a BR 101 Sul (altura do Posto Ipirangão) que não tinha sido entregue oficialmente.

O GIRO-PE não tem Engenheiro versado nessa especialidade de obra de arte, mas o senso comum impõe uma reflexão: Foram construídas duas pontes sobre o Rio Una, a primeira liga a cidade a BR 101 e seu vão é no mínimo 3 metros superior ao da ponte do Posto Ipirangão. Essa primeira, foi construída com um pilar que constringe o fluxo natural do Rio Una, naquela localidade, o que já ocasionou dois episódios de destruição de sua cabeceira. A segunda ponte junto ao Ipirangão foi construída com um vão muito baixo e que funciona como barreira, quando o Rio Una eleva seu nível, causando redução de fluxo e refluxo de parte do seu volume em direção contrária, o que em tese pioraria as enchente e sobrecarregaria suas estruturas, causando estresse no material e avulsão da estrutura de sustentação, fato esse previsível.

O Governo Federal deveria ter aproveitado a duplicação dessa importante via terrestre para corrigir três lapsos de sua Engenharia; 1) Construir mais um pilar de sustentação na ponte que dá acesso a BR 101 em direção a CIRETRAN e retirar aquele aterro que funciona como barreira ao fluxo do Rio. 2) A ponte que existia sobre o Rio Una (Ipirangão) deveria ser reconstruída com um vão e uma altura maiores evitando, mais uma vez, o efeito barreira. 3) Demolir o Viaduto Lúcia Paiva e recontruí-lo mais alto e retirar o pilar central do meio da pista de rolamento da maior avenida do município, o que representa uma anomalia grave de trafegabilidade e uma excrescência de engenharia urbana.

O Governador solicitou aos motoristas de autocarga que não utilizem a BR 101 no trecho Palmares e usem as PE Litorânea, pois o pavimento do município não suporta o peso dos caminhões e carretas que ali trafegam.

As cidades mais afetadas ( na Mata Sul ) foram : Belém de Maria , Catende , Palmares, Água Preta , Barreiros , embora o Governador Eduardo Campos registrasse situação crítica em mais de 41 municípios pernambucanos.

O Governo do Estado de Pernambuco enviou um Grupo Gerador para o Hospital Santa Rosa, considerando que o Serviço de Hemodiálise de toda Mata Sul é ali realizado; A Secretaria Estadual de Saúde relocou os doentes que realizam Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) para a capital pernambucana.

09: 56 - Recebemos informações que o Governo Federal, com o apoio do Exército Brasileiro e o governo do Estado, enviarão 50 mil cestas básicas.

09;57 h - O Distrito de Pirangy continua isolado e a população faz apelo para receber água e alimentos.

09:59 h O radialista Mávio Alves da Rádio Cultura dos Palmares registra que a tentativa de fuga foi alarmismo, pois a tentativa de fuga não procedeu, foi obra apenas de boato. Quanto as mortes da enchete, afirmou que não houve registro.

10:55 h O Radialista Mávio Alves da Rádio Cultura dos Palmares, confirma o furo de reportagem do GIRO-PE (publicado ontem) que parte dos muros do Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão ruíram e houve tentativa de fuga, deixando um saldo de um apenado morto (Carlos Santana Pereira da Silva).

Nesse momento, o Batalhão de Choque ocupa o Presídio com 15 homens e o saldo é um pavilhão totalmente destruído e um morto.

11;12 h O Sargento Ratapan acaba de confirmar que o Presídio foi parcialmente destruído (Pavilhão C) e o caos se instalou. Havia falta de luz e um clima de verdadeiro terror, sendo preciso a eficiente ação da PM-PE, com apoio aéreo e reforço policial.

Ainda não se sabe a quantidade de sentenciados que fugiram se jogando no Rio Una, pois havia mais de 700 apenados em celas que comportam pouco mais de 70 presos.

11;23 h A Secretária Municipal de Saúde, enfermeira Luciana Melo, confirma a morte de várias pessoas em decorrência do agravamento de suas doenças de base, exatamente como foi publicado ontem pelo GIRO-PE. Os corpos encontram-se no necrotério do Hospital Menino Jesus.

14:20 h O Governador Eduardo mobilizou todas Secretarias do Governo para reunir infraestrutura e máquinas pesadas (patrol, trator de esteira, caçambas, caminhões, entre outros) para remover das vias públicas milhares de toneladas de entulhos.

15:45 Atenção! o GIRO-PE acaba de receber a informação que a ponte que dá acesso ao município de Gameleira (sobre o rio amarelinho) foi interditada, pois está com a estrutura danificada e pode ceder a qualquer hora.

Edição da matéria: Dilson Assunção. Fotos: Erick Moura e Dilson Assunção

Exibições: 1736

Tags: #alerta199, #chuva, #defesacivil, Arca de Noé, Defesa Civil, Giro PE, Mata Sul, PE, Palmares, alerta, Mais...chuva, chuvas, enchente, girope

Comentário

Você precisa ser um membro de Rede Social Arca de Noé para adicionar comentários!

Entrar em Rede Social Arca de Noé

Comentário de Antonio Silvio Hendges em 22 junho 2010 às 12:03
Pretendia fazer um comentário sobre a situação em Palmares (PE), mas lendo o comentário de Cristina Sant' Ana concluí que nada precisa ser acrescido. Realmente falta planejamento, gestão, políticas públicas, vontade e vergonha política. Sim, estão matando nosso povo! Crimes de omissão presente contra o futuro comum. Talvez nossa elite não queira concorrência pelos seus postos de comando nas próximas décadas..., mas não desistiremos:estaremos aqui para tocar o clarim...
Comentário de Cristina Sant' Anna em 21 junho 2010 às 13:20
Até quando???

Os efeitos destrutivos de desastres como esses podem, no entanto, ser minimizados, ou até evitados, se as cidades estiverem preparadas para as adversidades a que estão sujeitas. Independente se as catástrofes tiverem origem na evolução natural de ciclos geológicos ou na ação humana. Profissionais da engenharia, geologia e defesa civil são unânimes em afirmar que há tecnologia e método para isso. Falta ainda, salvo algumas exceções, consolidar a cultura da prevenção e do sistemático estudo acerca dos processos naturais de cada localidade em particular. Atenção Senhores políticos!!! Falta é a vontade política por parte de vocês!
Duas ferramentas básicas podem auxiliar no reconhecimento e prevenção de riscos de acidentes naturais, a carta geotécnica e a carta de risco.
A primeira retrata as feições geológicas e geomorfológicas de uma região para o planejamento da ocupação adequada. Já a segunda delimita as áreas sujeitas a algum tipo de risco natural e busca orientar a ocupação no sentido de evitar ou conviver adequadamente com tais riscos. Essas informações são preciosas. Com elas você pode prever as dificuldades que enfrentará e os equipamentos necessários para uma obra. E não continuar com essa improvisação que é de costume.
Ao implementar políticas públicas, o governo gasta dinheiro que não é seu, mas do contribuinte, geralmente gasta errado, dinheiro jogado no ralo. Atenção população!!!
Por isso senhores prefeitos, governadores e afins antes de aplicarem o dinheiro público, é necessário ética, responsabilidade, planejamento, compromisso com o povo etc. Estão matando nosso povo!
Por isso cidadãos brasileiros, na hora de votar também é necessário ética,responsabilidade, compromisso etc.
Até quando?? Eita!

Siga-nos nas Mídias Sociais



| 2.269 membros

| 7.005 postagens no blog



A sua cidade está assim...
Meio maluca!?


Google Translation



© 2014   Criado por Raciel Gonçalves Junior.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço