Rede Social Arca de Noé

Tuiteiros da Chuva - Dê o seu alerta | Tweet : #Alerta199 #DefesaCivil

Efetividade da legislação ambiental consequencia da educação ambiental

A Questão ambiental está em voga presentemente, visto que versa sobre o debate dos problemas ambientais e a busca por políticas ambientais adequadas para tais dificuldades ocasionadas pelo homem. Quando o tema ambiental alcançou destaque no cenário mundial nos últimos decênios do século XX, o tema sobre o meio ambiente era limitado, entendia-se somente sobre problemas relacionados à poluição, efeito estufa, desmatamento, caça indiscriminada e outros. Atualmente temos uma definição mais “completa” de meio ambiente definido como a relação e interação do homem com a natureza. Logo, esse tema sobre o meio ambiente engloba os problemas ambientais provocados e vivenciados pelo homem.
Os problemas ambientais no nosso território são diversos como a poluição de nossas bacias hidrográficas, devastação de florestas aos problemas nos centros urbanos como chuva ácida, ilha de calor, inversão térmica, etc. As causas podem ser variadas sendo ocasionadas pelo crescimento populacional desordenado, políticas ambientais falhas, disparidade social e o desrespeito por nossa legislação ambiental e outros.
O desrespeito por nossa legislação ambiental é corroborada por fiscalização ineficiente sendo um grave problema, conquanto nosso país possua uma legislação ambiental avançadíssima, exemplo a Lei 9.605 Lei de Crimes Ambientais, mas inepta em relação à efetividade de seu poder de sanção e fiscalização. A aplicabilidade de nossa legislação ambiental tem que ser respeitada para se obter uma melhor efetividade.
Como consagra nossa constituição federal com o artigo 225:
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.”
§ 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
VI - promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
É por meio da educação ambiental que começaremos a reverenciar nossas normas ambientais e alcançar efetividade no que conclama a preservação da nossa fauna, flora e uma melhor interação com o meio ambiente. Visto que, a educação atua como elemento indispensável para transformação da consciência ambiental.

Exibições: 84

Comentário

Você precisa ser um membro de Rede Social Arca de Noé para adicionar comentários!

Entrar em Rede Social Arca de Noé

Siga-nos nas Mídias Sociais



| 2.269 membros

| 7.005 postagens no blog



A sua cidade está assim...
Meio maluca!?


Google Translation



© 2014   Criado por Raciel Gonçalves Junior.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço