Rede Social Arca de Noé

Tuiteiros da Chuva - Dê o seu alerta | Tweet : #Alerta199 #DefesaCivil

BASES LEGAIS DA GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL - artigo de Antonio Silvio Hendges

Bases legais da gestão ambiental no Brasil, artigo de Antonio Silvio Hendges

A legislação brasileira relacionada ao meio ambiente é bastante ampla e pode contribuir para a qualidade de vida e a preservação dos espaços e recursos naturais. No entanto, existem diversas dificuldades para a implementação completa das leis ambientais nas diferentes esferas de poder, principalmente por questões políticas e pressões de setores econômicos que lucram com a degradação ambiental e o mau gerenciamento de suas atividades, desconsiderando o princípio constitucional de que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” Constituição Federal, artigo 225). A insuficiência de recursos humanos nos órgãos ambientais e a fiscalização deficiente também contribuem para o não cumprimento adequado das leis de proteção ambiental.

Lei 4.771/1965 – Código Florestal Brasileiro: estabelece que as florestas e outras formas de vegetação são bens de interesse comum, reconhecidas como indispensáveis às terras em que estão situadas, sendo o direito de propriedade e utilização das áreas nativas limitadas às regras estabelecidas para sua utilização econômica. Atualmente um polêmico projeto de lei pretende revisar esta lei, diminuindo a proteção legal das matas ciliares, encostas, vegetação nativa e áreas de preservação. Esta revisão é proposta principalmente pelo agronegócio extensivo com base na agricultura industrial e nas monoculturas.

Lei 5.197/1967 – Lei de Proteção à Fauna: todas as espécies de animais nativos, em qualquer fase de desenvolvimento, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo expressamente proibida a caça, perseguição, utilização ou destruição de seus habitats.

Lei 6.938/1981 – Política Nacional de Meio Ambiente: regulamenta o artigo 23, incisos VI e VII da Constituição Federal de 1988, dispondo sobre os fins e mecanismos necessários à melhoria e recuperação da qualidade de vida, assegurando condições ao desenvolvimento social e econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da vida. Estabelece o Conselho Nacional de Meio Ambiente e o Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental.

Lei 7.797/1989 – Cria o Fundo Nacional de Meio Ambiente com o objetivo de desenvolver projetos que incentivem o uso racional e sustentável dos recursos naturais, incluindo-se a manutenção, recuperação e melhoria da qualidade ambiental e da vida da população.

Decreto nº 750/1993 – Disciplina o corte, exploração e supressão da vegetação primária ou em estágios de recuperação na Mata Atlântica.

Lei 9.433/1997 – Política Nacional de Recursos Hídricos: regulamenta o artigo 21, inciso XIX da Constituição Federal. Estabelece o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos hídricos, composto pelos conselhos nacional e estaduais de recursos hídricos, os comitês de bacias hidrográficas e as agências de águas, responsáveis pelo planejamento, regulação, controle, preservação e recuperação das águas. Esta lei estabelece que a água é um bem de domínio público, uso múltiplo e gestão descentralizada com participação dos usuários.

Lei 9.605/1998 – Lei dos Crimes Ambientais: estabelece as sanções penais e administrativas relacionadas com ações e atividades lesivas ao meio ambiente, responsabilizando os infratores nas esferas civil e penal e possibilitando a recuperação dos danos causados.

Lei 9.666/2000 – Sobre a prevenção, controle e fiscalização dos lançamentos de óleos e substâncias perigosas ou nocivas nas águas nacionais. A resolução Conama nº 306/2002 estabelece os requisitos para as auditorias ambientais de avaliação dos sistemas de gestão e controle ambiental nos portos, plataformas e refinarias com objetivos de cumprimento da legislação e dos licenciamentos ambientais pelas indústrias petrolíferas, gás natural e derivados.

Lei 9.985/2000 – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza: regulamenta o artigo 225, incisos I, II, III e VII da Constituição. Estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação.

Lei 11.445/2007 – Política Federal de Saneamento Básico: diretrizes nacionais para o saneamento básico e princípios fundamentais para a prestação de serviços públicos de saneamento.

Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos: estabelece o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes e metas adotadas para a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos. Institui a logística reversa de embalagens e produtos usados ou obsoletos, a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores, a cooperação entre os órgãos públicos e as empresas e o incentivo à formação de cooperativas de trabalhadores em reciclagem.

Antonio Silvio Hendges, articulista do EcoDebate, é Professor de Biologia e Agente Educacional no RS. Email: as.hendges{at}gmail.com

EcoDebate, 02/02/2011

Exibições: 90

Tags: Antonio Silvio Hendges, gestão ambiental, meio ambiente, recursos hídricos

Comentário

Você precisa ser um membro de Rede Social Arca de Noé para adicionar comentários!

Entrar em Rede Social Arca de Noé

Siga-nos nas Mídias Sociais



| 2.269 membros

| 7.005 postagens no blog



A sua cidade está assim...
Meio maluca!?


Últimas atividades

  • Principais notícias
  • Tudo
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior
11 Jun
Posts no blog por Heriberto Eliziario Bailer

PARA RELEMBRAR

1983 Fomos pegos de surpresa éramos inocentes quanto a enchentes, nosso governador a época chorou…Ver mais...
9 Jun
Posts no blog por Cristina Sant' Anna

MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMO UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

  “Este sistema de destruição em escala planetária, facilitada pela maior parte das elites…Ver mais...
7 Jun
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior

Mapa de Perigo e Risco da Comunidade : Uma ideia para o Brasil

Olá, Pessoal! Que tal colaborar com a disseminação da ideia de que precisamos de Programas e Ações…Ver mais...
16 Maio
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior

O caçador de tempestades:

Confira as imagens de Mike Olbinksi, que ganha a vida registrando imagens de fenonômenos climáticos…Ver mais...
26 Abr
Posts no blog por Antonio Silvio Hendges
30 Mar
Raciel Gonçalves Junior postou vídeos
30 Mar
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior
29 Mar

Google Translation



© 2014   Criado por Raciel Gonçalves Junior.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço