Rede Social Arca de Noé

Tuiteiros da Chuva - Dê o seu alerta | Tweet : #Alerta199 #DefesaCivil

Terça-feira 22/02/2011 11:56 Criado em: 01/02/2011 - 05:35
Autor: Eugenio Hackbart
http://www.metsul.com/blog/

A tragédia no Sítio da Família Lima


O que era para ser um dia de diversão no Sítio da Família Lima no domingo acabou se transformando em tragédia. Bombeiros resgataram ontem o corpo do jovem estudante de Direito Breitner Bender, 22 anos, de Caxias do Sul. As equipes de socorro ainda buscam por Cristiana Reis, 20 anos, desaparecida desde o fim da tarde de domingo, quando uma forte enxurrada varreu a área de recreação entre Dois Irmãos e Sapiranga.




Fotos (reprodução abaixo) encaminhadas ao Jornal NH por Ana Nobre, de Porto Alegre, revelam o momento em que a enxurrada começou a atingie o sítio da Família Lima no entardecer do domingo. A primeira foto mostra um homem praticamente ilhado em quiosque que minutos antes estava em local seco. A auxiliar administrativa conta que estava junto com mais cinco pessoas na segunda cachoeira da reserva por volta das 17h30, quando sentiu que a correnteza começava a ficar mais forte. Ela relata que o grupo decidiu sair do local e quando chegou a uma área mais elevada viu uma "onda" arrastando tudo o que estava pela frente. "Vi dois freezers grandes sendo levados".

 

 

 








Não foi a chuva que caiu sobre o sítio que provocou a tragédia, mas o volume extremo de precipitação que atingiu a região, determinando uma forte elevação dos níveis dos rios e a enxurrada que varreu rapidamente o parque, quando a chuva já havia parado, como uma torrente de água e lama que pouco tempo ofereceu aos freqüentadores para buscar local seguro.



A causa da enxurrada que atingiu o Sítio da Família Lima e áreas próximas foi temporal bastante isolado, típico de verão, que despejou enorme volume de água durante a tarde entre Dois Irmãos, Sapiranga e Santa Maria do Herval. Análise da sequência de fotos de satélite da tarde do domingo não mostra uma formação muito carregada sequer de maior porte sobre a região, o que denota uma nuvem extremamente isolada de maior desenvolvimento que originou a chuvarada.


 


As equipes de resgate que trabalham na área, especialmente cruzando cursos d'água (foto abaixo) terão mais um obstáculo nas próximas horas e dias à medida que o tempo não firma e a instabilidade aumenta. A MetSul mantém seu alerta quanto ao risco de chuva forte a intensa com potencial de altos volumes localizados no Rio Grande do Sul. O risco aumenta principalmente entre amanhã e quinta, e há a chance de voltar a chover forte a torrencialmente na área afetada pela enxurrada do domingo. Preocupa ainda mais o indicativo por vários modelos que a instabilidade no Estado voltaria a aumentar durante o fim de semana com novos registros de chuva forte a intensa.




A tragédia no Sítio da Família Lima guarda semelhança com episódio nos Estados Unidos. Chuva intensa e muito isolada, tal como se deu aqui na subida da Serra, atingiu o Arkansas em junho passado, causando súbita elevação de dois rios. Até os volumes foram parecidos: 150 a 200 milímetros. As águas invadiram camping na Floresta Nacional de Ouachita, área de lazer como o Sítio da Fazenda Lima, e dezenas de pessoas morreram. Assim como aqui, havia alerta da Meteorologia para chuva intensa isolada. Providência que prefeituras podem adotar para reduzir o risco de repetição da tragédia desta semana é o mapeamento das zonas sujeitas à inundação repentina com a instalação de placas de aviso para deixar a área em caso de chuva intensa.




São vários os pontos com cachoeiras e outras belezas naturais que atraem o público no Rio Grande do Sul e são de enorme perigo. Nos Estados Unidos, são comuns placas de alerta de enchente relâmpago (flash flood), providência simples e rápida que não custa imitar aqui a baixíssimo custo. (Produção de Alexandre Aguiar com reproduções do Jornal NH e fotos de Néia Dutra, Fábio Winter e Diego da Rosa/Grupo Sinos)

Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 22/02/2011 11:56

Exibições: 8738

Comentário

Você precisa ser um membro de Rede Social Arca de Noé para adicionar comentários!

Entrar em Rede Social Arca de Noé

Siga-nos nas Mídias Sociais



| 2.293 membros

| 7.024 postagens no blog



A sua cidade está assim...
Meio maluca!?


Últimas atividades

  • Principais notícias
  • Tudo
Posts no blog por Heriberto Eliziario Bailer

PARA RELEMBRAR

1983 Fomos pegos de surpresa éramos inocentes quanto a enchentes, nosso governador a época chorou…Ver mais...
quarta-feira
Posts no blog por Antonio Silvio Hendges
13 Ago
Posts no blog por Antonio Silvio Hendges

Aumento dos desastres naturais nos últimos 40 anos

Não, as mudanças climáticas não são um problema futuro. Secas, enchentes, furacões, incêndios e…Ver mais...
4 Ago
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior

Sinais do El Niño

#Clima #Alerta199Entenda melhor a anomalia climática que pode chegar ainda este ano, a partir de…Ver mais...
30 Jul
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior
11 Jun
Posts no blog por Heriberto Eliziario Bailer

PARA RELEMBRAR

1983 Fomos pegos de surpresa éramos inocentes quanto a enchentes, nosso governador a época chorou…Ver mais...
9 Jun
Posts no blog por Cristina Sant' Anna

MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMO UMA ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

  “Este sistema de destruição em escala planetária, facilitada pela maior parte das elites…Ver mais...
7 Jun
Posts no blog por Raciel Gonçalves Junior

Mapa de Perigo e Risco da Comunidade : Uma ideia para o Brasil

Olá, Pessoal! Que tal colaborar com a disseminação da ideia de que precisamos de Programas e Ações…Ver mais...
16 Maio

Google Translation



© 2014   Criado por Raciel Gonçalves Junior.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço