Rede Social Arca de Noé

Tuiteiros da Chuva - Dê o seu alerta | Tweet : #Alerta199 #DefesaCivil

Terça-feira 22/02/2011 11:56 Criado em: 01/02/2011 - 05:35
Autor: Eugenio Hackbart
http://www.metsul.com/blog/

A tragédia no Sítio da Família Lima


O que era para ser um dia de diversão no Sítio da Família Lima no domingo acabou se transformando em tragédia. Bombeiros resgataram ontem o corpo do jovem estudante de Direito Breitner Bender, 22 anos, de Caxias do Sul. As equipes de socorro ainda buscam por Cristiana Reis, 20 anos, desaparecida desde o fim da tarde de domingo, quando uma forte enxurrada varreu a área de recreação entre Dois Irmãos e Sapiranga.




Fotos (reprodução abaixo) encaminhadas ao Jornal NH por Ana Nobre, de Porto Alegre, revelam o momento em que a enxurrada começou a atingie o sítio da Família Lima no entardecer do domingo. A primeira foto mostra um homem praticamente ilhado em quiosque que minutos antes estava em local seco. A auxiliar administrativa conta que estava junto com mais cinco pessoas na segunda cachoeira da reserva por volta das 17h30, quando sentiu que a correnteza começava a ficar mais forte. Ela relata que o grupo decidiu sair do local e quando chegou a uma área mais elevada viu uma "onda" arrastando tudo o que estava pela frente. "Vi dois freezers grandes sendo levados".

 

 

 








Não foi a chuva que caiu sobre o sítio que provocou a tragédia, mas o volume extremo de precipitação que atingiu a região, determinando uma forte elevação dos níveis dos rios e a enxurrada que varreu rapidamente o parque, quando a chuva já havia parado, como uma torrente de água e lama que pouco tempo ofereceu aos freqüentadores para buscar local seguro.



A causa da enxurrada que atingiu o Sítio da Família Lima e áreas próximas foi temporal bastante isolado, típico de verão, que despejou enorme volume de água durante a tarde entre Dois Irmãos, Sapiranga e Santa Maria do Herval. Análise da sequência de fotos de satélite da tarde do domingo não mostra uma formação muito carregada sequer de maior porte sobre a região, o que denota uma nuvem extremamente isolada de maior desenvolvimento que originou a chuvarada.


 


As equipes de resgate que trabalham na área, especialmente cruzando cursos d'água (foto abaixo) terão mais um obstáculo nas próximas horas e dias à medida que o tempo não firma e a instabilidade aumenta. A MetSul mantém seu alerta quanto ao risco de chuva forte a intensa com potencial de altos volumes localizados no Rio Grande do Sul. O risco aumenta principalmente entre amanhã e quinta, e há a chance de voltar a chover forte a torrencialmente na área afetada pela enxurrada do domingo. Preocupa ainda mais o indicativo por vários modelos que a instabilidade no Estado voltaria a aumentar durante o fim de semana com novos registros de chuva forte a intensa.




A tragédia no Sítio da Família Lima guarda semelhança com episódio nos Estados Unidos. Chuva intensa e muito isolada, tal como se deu aqui na subida da Serra, atingiu o Arkansas em junho passado, causando súbita elevação de dois rios. Até os volumes foram parecidos: 150 a 200 milímetros. As águas invadiram camping na Floresta Nacional de Ouachita, área de lazer como o Sítio da Fazenda Lima, e dezenas de pessoas morreram. Assim como aqui, havia alerta da Meteorologia para chuva intensa isolada. Providência que prefeituras podem adotar para reduzir o risco de repetição da tragédia desta semana é o mapeamento das zonas sujeitas à inundação repentina com a instalação de placas de aviso para deixar a área em caso de chuva intensa.




São vários os pontos com cachoeiras e outras belezas naturais que atraem o público no Rio Grande do Sul e são de enorme perigo. Nos Estados Unidos, são comuns placas de alerta de enchente relâmpago (flash flood), providência simples e rápida que não custa imitar aqui a baixíssimo custo. (Produção de Alexandre Aguiar com reproduções do Jornal NH e fotos de Néia Dutra, Fábio Winter e Diego da Rosa/Grupo Sinos)

Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 22/02/2011 11:56

Exibições: 8943

Comentário

Você precisa ser um membro de Rede Social Arca de Noé para adicionar comentários!

Entrar em Rede Social Arca de Noé

Siga-nos nas Mídias Sociais



| 2.293 membros

| 7.024 postagens no blog



A sua cidade está assim...
Meio maluca!?


Últimas atividades

  • Principais notícias
  • Tudo
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook
Miniatura

#Alerta199 #PrevisãoDoTempo…

Ver mais...
Facebook24 Out · Responder
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook

RT @defesacivilsc: 13:20h Próx. 3h temporal c/ raios e granizo isolado no Planalto Norte,…

Ver mais...
Facebook19 Out · Responder
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook
Miniatura

#Alerta199 #DefesaCivil…

Ver mais...
Facebook19 Out · Responder
Posts no blog por Sidnei Piedade

Amo amar você_Texto_Sidnei Piedade

Sou nuvem passageira orvalhando a semente brotando o amor, onde as vezes corre se esconde como…Ver mais...
12 Out
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook
Miniatura

RT @geoinformacao: The Luiz Amadeu Coutinho Daily is out! http://t.co/yhQoDplrx2 Stories via…

Ver mais...
Facebook9 Out · Responder
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook
Miniatura

#Alerta199 #DefesaCivil #ChuvaSC…

Ver mais...
Facebook1 Out · Responder
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook
Miniatura

RT @RicMaisSC: Itajaí-Açu ultrapassa 6,5 metros e Rio do Sul entra em…

Ver mais...
Facebook30 Set · Responder
Ícone do perfilArca de Noé via Facebook
Miniatura

#Alerta199 #DefesaCivil #ChuvaSC…

Ver mais...
Facebook30 Set · Responder

Google Translation



© 2014   Criado por Raciel Gonçalves Junior.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço